Lista Transitividades Verbais (Objeto Direto, Indireto, Preposicionado)

13/04/2014 16:31

Nas frases abaixo, siga as instruções:

 

1 - Grife o verbo

2 - Identifique o Sujeito usando colchetes

3 - Identifique os Objetos usando parênteses

4 - Classifique os Objetos e o Verbo

 

Exemplo:

O artista causou comoção à plateia
[O artista] causou (comoção) (à plateia)
Objeto Direto e Objeto Indireto. Verbo Transitivo Direto e Indireto.

 

1 - Ofendem a ti, sem razão.
2 - Zeus amou à Afrodite.
3 - O Dourado se alimenta de pequenos peixes.
4 - Ninguém resiste a temperatura tão baixas.
5 - O brotinho lhe telefonou?
6 - Ele não comeu hoje.
7 - O médico enganou a todos.
8 - Amou a seu pai com grandeza.
9 - Os Romanos adoravam a Júpiter.
10 - Eles necessitavam com urgência daqueles livros.
11 - Infelizmente, o paciente faleceu.
12 - A moça não resistiu ao beijo do namorado.
13 - Sem dúvida, este jovem gosta de música.
14 - A Leitura amplia nossos conhecimentos.
15 - Não duvides das verdades divinas.
16 - Ela os ensina a fazer ninhos nas árvores.
17 - Daremos ao rapaz o apoio necessário.
18 - Trabalhei muito hoje.
19 - Esse garoto desconfia das pessoas.
20 - Eles encontraram o documento.
21 - Ontem, fui a uma festa
22 - Estimo aos meus colegas.
23 - Escrevi uma carta à minha tia.
24 - Pediram-lhe explicações.
25 - Vive-se bem aqui
26 - O trabalho produz a riqueza e a felicidade.
27 - Carlos deseja felicidade a Renata.
28 - Mesmo com esse sol, saí à rua
29 - Entregou o comparsa ao delegado.
30 - O agricultor deve ao Banco.
31 - O agrotóxico prejudica ao meio ambiente.
32 - Carlos gosta de Luciana.
33 - Não vejo a ninguém.
34 - Não comprei nada.
35 - Ninguém temia a tirana.
36 - Cheguei ontem de viagem
37 - A indústria de lã optou por fibra sintética
38 - Os homens aspiram à paz.
39 - Escrevi uma carta ao presidente.
40 - Paguei um guaraná a Nancy.
41 - Aquela notícia interessa a todos.
42 - Duvido muito destas verdades.
43 - O atleta percorreu rapidamente toda a pista de corrida
44 - Beberam do vinho.
45 - Ele me ajudou muito.
46 - Cumpri com minha palavra.
47 - Contemplei a esplêndida paisagem.
48 - Compreende a isso?
49 - Eu me esqueci!
50 - Transmita meus cumprimentos a seu irmão.